sábado, 31 de outubro de 2009

Exame!

É certo e sabido, para aqueles que me são próximos, que em Novembro faço o estúpido do exame de acesso à especialidade...uma daquelas coisas que não entendemos nem nunca iremos entender...
Basicamente é passar um ano a tentar decorar um livro de ponta a ponta, para sairem 100 perguntas, e baseado na nota que temos nesse exame, escolhemos 1 ano mais tarde, a especialidade em que entramos!
Pois como se já não bastasse a revolta que este exame causa a todos aqueles que o têm de fazer, por ser pura e simplesmente...decorar, não fazendo de nós melhores ou piores médicos...Revolta-me e muito que andem a circular perguntinhas, que deveriam ser "secretas", numa faculdade em Lisboa....tudo porque há para lá uma menina/menino cujo pai é júri desta fantástica prova e para que a/o filhinha/o brilha-se em relação aos colegas, passou as tais perguntinhas "secretas", por baixo da mesa, sem que ninguém visse!!!!!
Ora, também é certo e sabido, que todos os anos correm boatos deste género...uns acertados (uma vergonha o que aconteceu há 2 anos numa sala de exame em Lisboa, com toda a gente a copiar, etc...) e outros "mal-divulgados"....
Agora uma coisa é certa...se existe a/o tal colega, cujo papá, é júri de prova....estamos muito mal....que raio de profissionalismo é este??Como é que existe um Médico a aceitar ser júri de prova, sabendo que a filhinha/filhinho faz exame nesse ano????Onde anda a ética que é suposto gerir a nossa carreira Médica????????
A minha indignação perante tudo isto é tal que nem consigo...nada...agora....já que há quem tenha a "sorte" de ter acesso a informações deste género, que ao menos partilhe com aqueles que estão na mesma situação...mas não....as tais criaturas, que têm acesso exclusivo a informações deste género, são sempre aqueles reles clegas, hipócritas e egoístas!!!! Agora digam-me????isto não merece ser divulgado????
Não se trata de "vingança"..oh, tu tens, não me dás, então vou-te lixar!!!", porque felizmente não sou assim...tenho princípios, e os meus pais educaram-me muito bem!! Sempre aprendi a partilhar e sempre o fiz! Nunca escondi de colega algum, uma questão que soubesse, um apontamento, perguntas dos anos anteriores...NUNCA...e existem pessoas que não me deixam mentir, e sabem que digo a verdade....Essas pessoas, claramente que sabem que se por alguma eventualidade chegassem à minha mão perguntas, que as daria..a todos os meus colegas, amigos e conhecidos, mesmo que de outras faculdades...É assim que eu sou....pelos vistos esta/e colega de Lisboa (pelo que dizem da Universidade Nova de Lisboa) tem princípios éticos e morais muito diferentes dos meus....1º- porque nunca iria colocar o meu pai a uma situação destas! 2º- porque o pai nunca se colocaria numa situação destas! 3º- porque na eventualidade de estar nesta situação e de ter colocado o meu pai nesta situação, não iria ser egoísta e mesquinha como a/0 caríssima/o colega!!! Ora...o que me deixa claramente indignada, é o facto deste género de informação andar a circular, e as pessoas fecharem os olhos, não aparecerem denúncia...como é que é possível isto acontecer ano após ano????
Enfim...são os males da sociedade que vivemos...e que nunca iremos conseguir mudar!!!
Aguardem cenas dos próximos capítulos!!!!