segunda-feira, 28 de julho de 2008

Cracóvia

E decidimos ir a Cracóvia...após 5h:30min de comboio e 2 mudanças de comboio (em que quase perdiamos os comboios...) lá chegamos!!!
Só posso dizer....se tiverem oportunidade...vão lá!!!É lindo....
Aproveitamos e fomos até Auchwitz...BRUTAL! Saimos de lá com aquele arrepio na alma...até parece mentira que estivemos naquele lugar...onde tantas pessoas morreram...e que agora é nada mais nada menos que um grande centro turístico, onde por dia são facturados milhares de Euros...e Saimos de lá com a questão na nossa mente...e se um de nós tem no nosso passado, história de algum familiar que passou por tudo isto??? A questão levanta-se pela invasão de privacidade...Como se não bastasse estarem ali milhares de pessoas...(só o nosso grupo eram 65 pessoas, e ao mesmo tempo fazem 10 tours de 2 horas...façam lá as contas de quantas pessoas por dia)...a observarem tanto sobre algumas pessoas (segundo eles, só estão expostos aqueles que autorizaram em vida, ou que algum familiar permitiu...)...desde filmes, a fotografias que os identificam, até montanhas de cabelos rapados de mulheres e crianças, sem contar com as toneladas de roupas ali encontradas, pertencentes a milhares que pacificamente caminharam até às câmaras de gás...pedem para não tirar fotografias do interior dos barracões, por ser INVASÃO DE PRIVACIDADE, já que é possível identificar muitas pessoas...e eis então que surgem aquelas bestas, aqueles seres ocos e insensíveis...que vão tirando fotografias, vão sorrindo para a câmara ao lado da montanha de cabelo, ou da montanha de latas do composto que era usado nas câmaras de gás....e a questão levanta-se....como conseguem??porque fazem isso??como conseguem sorrir num lugar como este??e se um familiar meu está naquela parede??naquelas fotografias??e se fosse eu que estivesse lá??e se fosse essa besta que estivesse lá??será que gostaria de ver a sua identidade roubada, exposta, e desrespeitada???
Enfim...é parte da nossa história e não pode ser esquecida...apesar de chocante é muito interessante...se puderem...não percam!!
A cidade ficou por ser explorada no dia seguinte...é linda!!!Tem muitas coisas para serem vistas...a vista dos sítios mais altos da Cidade é soberba....
Por fim lá deixamos a Cidade....cerca de 8 horas de comboio pela frente...com 2 paragens, uma delas às 4 da manhã...que durou nada mais nada menos que 2 horas.....Uma verdadeira canseira, mas que sem dúvida valeu a pena!!!!
Old Town Square - Cracóvia
Parte do grupo no centro de Cracóvia - onde estavamos uma verdadeira festança....
Cracóvia....Lindo!!!!!
Algures, semi-perdidos em Cracóvia!!!! Krista, Simona, Gabi, Eu, Marcelo, Dimitrios, Aislan, Carlos,Montse, Maria, Victor e Erixa...que é como quem diz...Estónia, Lituania, Brasil, Portugal, Brasil, Grécia, Brasil, México, Espanha, Espanha, México, México....que é como quem diz...gang do "Portunhol e outros"!!!
Campo de Concentração de Auschwitz
Old Town Square - Cracóvia....a maior praça da Europa....200mx200m de pura animação dia, tarde, noite, madrugada....
Castelo de Cracóvia

Sem comentários: