segunda-feira, 3 de março de 2008

Os dias aqui passam a voar! Há tanto que fazer...por onde começar??

A verdade é que olhando à minha volta vejo rostos sofridos de meninos e meninas que nada fizeram para merecer o que estão a passar! Não falo só daqueles que nasceram doentes, porque a mãe tem HIV, falo também daqueles que apesar de terem nascido normais, hoje são portadores de alguma deficiência por terem sido vítimas de maus tratos!

Como é triste ver uma menina que nem consegue dar 1 passo sozinha, sem estar abraçada a alguém cá da casa, porque aqui ela sabe que está segura! Assusta-se, treme, parece que quer chorar...

Como é triste abraçar uma senhora que chora por não ter a filha em casa com ela, essa senhora tem epilepsia por ter sido vítima de maus tratos pelo marido alcoólico!

Como é triste conhecer a história destes meninos e meninas...sim,porque a maioria, mesmo com 18,20,25 anos não passam de crianças! E tal como uma criança, têm um sorriso estampado no rosto que te leva a pensar..."como?" "como consegue sorrir depois de tudo o que passou?"

Como é triste ver chegarem ao Centro, crianças tão doentes, quase a morrerem, crianças que nem parecem saber comer...desnutridas, com infecções, desidratadas, crianças que no teu colo apoiam a cabeça na palma da sua mão, no típico gesto de quem espera pela "morte"!

Como é triste ver que mesmo com toda a ajuda que podemos dar aqui no Centro, as pessoas são incapazes de estender a mão e ajudar!

A verdade é que são estas crianças e adultos, uns muito doentes, outros nem tanto, que todos os dias têm-me ensinado o verdadeiro sentido da Vida!!! Estas pessoas que trabalham diáriamente para os outros, dando o pouco que podem...e mesmo assim nunca é o suficiente!! Há sempre alguém que espera mais, porque considera uma obrigação...

A todas estas pessoas que hoje preenchem o meu dia-a-dia ..obrigada! "Kanimambo", nunca esquecerei o que aqui aprendi!!!!! O que me mostraram!

A vida é realmente o único dom que possuimos...só quero viver a minha vida sem mágoa, sem rancor, sem ódio, tentar fazer o bem, tentar melhorar a vida de alguém, tentar ser feliz e nunca ferir ninguém!

A todos que já magoei na vida peço perdão! Perdão sincero e sentido!! Perdão que vem do coração depois de ver que a vida passa sem darmos por isso...a nossa vida parece sempre tão má, tão cruel e madrasta!

A minha já não!!!! Não depois de tudo o que vi e vivi nesta terra! Não depois de ver o que é sofrer e nada poder fazer...vivam e aproveitem a vida!!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Oi Xandarinha!
É bom saber que tua experiência está sendo bem enriquecedora e proveitosa.

Beijinhos e até breve.
CJ

Anónimo disse...

gosto de ler o teu blog

aproveita bem a vida porque tu mereces****

beijos grandes

Anónimo disse...

É ASSIM MESMO, minha querida eu sempre soube que esta viagem ia te fazer bem e fico muito contente que te tenhas encontrado finalmente. Pois a verdadeira Alexandra está a se revelar aí e é essa Alexandra que vai ficar eternamente marcada na tua vida. Goza cada minuto da tua estadia, para DAR o que de melhor há em ti. Muitos beijos desta tua tia que tem muito orgulho em ti (cheia de lágrimas com pena de não estar aí a ajudar ). Ninita